quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O cachorro –Crendices e Agouro ( Conto)



O cachorro –Crendices e Agouro ( Conto)


Ao contrário de Portugal, onde o cão dispõe de uma imagem de fidelidade e devoção, no Brasil há uma associação do diabo com a palavra cão. Enquanto que a forma cachorro é usada aqui no Brasil em todas as camadas da sociedade como o maior amigo do homem. Claro que sempre tem os que não gostam tanto assim. Sabemos existirem em nossos meio homens e mulheres que não suportam o cheiro do bicho. Quando morava em Tubarão, conheci lá para os lados da Vila Moema, um morador conhecido por Berti. Morou pouco tempo, era de Laguna. Preferia ver o Tinhoso que ouvir o latido de um cachorro por perto de sua casa, principalmente no período noturno. Era o cachorro latir e saia o Berti arma em punho esbravejando: Guaderada dos infernos! Não me deixam em paz, mas acabo com a raça deles! Querem ter cachorro! Que tenham, mas em suas casas, presos! Amanhã à noite acabo com a raça deles. E dito e feito. Numa manhã ao sairmos para nossa caminhada costumeira avistei dois cachorros mortos, duros com as quatro para cima. Na tradição clássica lusa quem mata um cão deve uma alma a São Lázaro. No sinete do Santo Ofício está a figura de um cão. E graças aos muçulmanos a visão sobre eles na África ganhou sentido pejorativo, como em Angola, a cultura Banta os vê com comportamento de covardia, sordidez e servilismo. Veja Antonio! Dois Cachorros mortos ali!  Um parece ser o teu! Onde? Ali bem do lado esquerdo da rua, próximo ao mato! Está duro feito um pau! O Antonio foi chegando de mansinho, de longe reconheceu o bichinho, seu fiel amigo com uma baba saindo pelo lado da boca. Foi examinando quase que choramingando acariciando seu cão morto no chão. Nos Açores, lá em Portugal, Antonio, ao se referirem ao Demônio chama-no de cão negro e cão tinhoso. Dizem que essa cultura veio para o Brasil com os colonos açorianos no século dezoito. Já os Romanos antigos acreditavam que os cães viam os espíritos. Acreditam que quando uiva o cão está chamando desgraça para o dono.
Vira essa boca prá lá Pedro! Olha, parece morte por veneno, chumbinho! Será? Mas quem poderia ter feito tal malvadeza Antonio? Tenho certeza, pelo aspecto é veneno, o tal de chumbinho. É chumbinho sim! É vendido clandestinamente por algumas Agropecuárias! Sim, sim Antonio! Mas tens alguma suspeita de quem pode ser o envenenador! Nem faço ideias de quem poderia ser? É esse nosso vizinho, o tal do Berti! Eta homenzinho azedo!Por que Antonio? Não sabes Pedro, esse ai não gosta de cachorros, já ouvi dizendo que cachorro é cão tinhoso, do Demônio! Também já ouvi dizerem Antonio que quando o cachorro cava a terra com o focinho para a rua Antonio, ou cava à entrada da casa acreditam que cava a sepultura do dono! Mas se cavar a terra com o focinho voltado para a casa é sinal de dinheiro! Não sabia não dessas coisas não. Até fico meio mal do estomago! É crendice Antonio. Mas já vi noite que o vizinho Lagunense sai na rua de arma em punho dando tiros nos bichos! Quer ver um homem virado num capeta é quando na noite param em frente de sua casa uma cadela no cio e aquela matilha atrás, esse homem vira um Satanás! Crus credos Antonio! Nós que moramos perto, quase vizinhos, é que sabemos! Fiquei quieto me fazendo de morto, como que não sabendo de nada, mas já tinha ouvido e visto o Berti alucinado de revolver em punho atirando nos cachorros nas noites ao latirem em frente da casa dele. Alegava que não dormia com o latido dos cães. Existem outras crenças que se o cão dormir com a barriga para cima é sinal de azar, mas se urinar na porta é boa sorte. Acreditam também que o cão dito peçonhento, que possui uma unha a mais é capaz de ver e perseguir lobisomens. Outra noite ao ir para minha casa, na quase meia noite. Noite escura de inverno sem vento e um ar paralisante gelado saindo de minha boca. Caminhava meio que encolhido por causa do frio e de repente em meu ouvido: Boa noite! Boooa! Há seu Berti! Hoje sim, tudo calmo. Passeando? Não, estou dormindo! Acredite quem quiser, sei não... É Lobisomem o homem Berti!

autor - Odair Ribeiro





quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estaremos participando da Semana da Baleia Franca- Dias 25,26 e 27

Estaremos participando da Semana da Baleia Franca- Dias 25,26 e 27 , no Stand da Academia de Letras, divulgando nosso livro Andanças -No primeiro capítulo, em suas paginas falamos um pouco de algumas cidade onde moramos, trabalhamos, tais como Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes, Siderópolis, Jaguaruna, São José...Segundo Capítulo, Contos, Terceiro Capítulo... Poesias.
Em Imbituba o livro pode ser encontrado nas livrarias Cafe da Villa e Figueredo. Ou no Site da Editora - www.biblioteca24horas.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Site Editora - www.asabeca.com.br - Em Imbituba nas Livrarias Caffe da Vila e Figuieredo

Não sei  cartanisar

Desde quando me descobri poeta acreditava que poesia escrevia!
Mas muitos foram me dizendo que não!
Que uma lambança de palavras construía!
Fui ao doutor “Aurélio” e ele definia:
Poesia é lírica casa sons ritmos e significados.
A prosa forma-se em parágrafos.
Poema tem forma estrutura estrofes versos em texto concreto.
Diz o Mestre Cortella que envelhecemos, mas nunca um ser antigo.
A física quântica renovou saiu do universo para o multiverso.
Hoje o mundo é holístico somos um todo se acabou as partes.
Foi muito bom, mas avançamos nos conhecimentos de Descartes.
Sou poeta multiverso holístico viajando na poesia prosa poema e artes.
Toca-me o coração a rima a inspiração o livre verso.
Empobrece, é somente razão, engessa a criação a métrica a estética.
Não sei “cartanisar” escrevo no sabor do enlevo.
Possuem todos os ingredientes meus poemas, poesias prosa que escrevo. 

Autor – Odair Ribeiro


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

FILOSOFO! “Pai do positivismo ou filosofia positiva”! Auguste Comte.

Augusto Comte – Filósofo ou Sociólogo?

Sinceramente, tenho procurado não entrar nessa linha da crítica, mas me parece que por vezes os fatos, minhas inter-relações e atuação me colocam nesse mister. Tenho formação superior em Comunicação Social, Jornalismo. Atualmente estou na sexta fase do curso de Licenciatura em Sociologia, ministrando aulas dessa ciência no Ensino Médio, na Rede Pública Estadual de Ensino.
Sou por natureza um “auto educando”, podemos assim nos nomear, por nossa experiência de vida. Desde que me entendo por “ser humano”, me vi sempre às voltas com o saber, a busca do conhecimento. E o livro que me jogou de vez nessa seara, foi o Livro Bíblia, isso há mais de 30 anos. E no dizer do fundador da Ciência Sociologia, formulando a “Lei dos Três Estados, onde os seres humanos em seu estado inicial, são seres “Teológicos”, avançando posteriormente para os Estados Metafísicos e chegando ao Estado Positivo, sem abandonar os Estados anteriores, entendemos.
Nessa nossa caminhada evolutiva dentro da busca do conhecimento, começamos sim, no Livro Bíblia, num estudo crítico de seus livros, do Gênese ao Apocalipse. Conhecendo, concomitantemente Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito, Pulo Freire, Mario Sérgio Cortela, entre outros. Estive com Jesus Cristo, Krishina, Buda e Maomé.
Nos últimos anos ando conversando com Augusto Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Max, sociologicamente pensando. Tudo isso para podermos questionar o posicionamento de Marilena Chaui, que no livro Didático de Filosofia do Ensino Médio de Santa Catarina, para os anos de 2015,2016, 2017, nas páginas 57/58, capitulo 6, com subtítulo, Aspectos da Filosofia Contemporânea. Onde para nossa surpresa, e professor de Sociologia que sou, lá está o Sociólogo, aquele considerado como o criador, aquele que pensou a Ciência Sociologia, Augusto Comte, como FILOSOFO! “Pai do positivismo ou filosofia positiva”!
Entendemos, por nossos estudos, que Augusto Comte era sim, filosofo, mas quanto aos estudos em relação a Lei dos Três estados, com sua conclusão na Teoria Positivista, esse saber, está dentro da Sociologia! E Comte é importante sim, dentro da Ciência Sociologia, sendo seu idealizador, aquele que cunhou o nome Sociologia e seus primeiros estudos, métodos para desenvolvermos os estudos sociais, o estudo do ser humano em sociedade.
Pensamos que muito mais importante para a Ciência Sociologia do que o Filosofo, muito mais Historiador, Karl Max, é o Sociólogo Augusto Comte. Mas esse é um outro assunto. 
Fiquei na dúvida: Meus estudos na docência de Sociologia, dizem que Augusto Comte é Sociólogo, aquele que cunhou, formulou a Ciência Sociologia. No entanto o Estado, a Secretária da Educação de Santa Catarina, o coloca na disciplina de filosofia do Ensino Médio?

Autor – Odair Ribeiro


terça-feira, 15 de setembro de 2015

No rosto orvalhado de uma criança em sua manhã...Amanhã é outro dia...


Amanhã é outro dia!

Que as brisas dos bons tempos sejam eternas em nossas vidas tal qual a flor que nasce feito botão enjaulado, depois se solta, desabrocha, erradia perfume, flores... Fecha-se, murcha... Transmigra exalando cores enquanto viva sem se preocupar a quem vai perfumar.
Feliz do homem que deslizar um dia pelas nuvens dos sentimentos etéreos do afago do ancião em seu fim de tarde.
No rosto orvalhado de uma criança em sua manhã...Amanhã é outro dia...
E essa mesma criança agora em seu fim de tarde de inverno chuvoso não olha mais para seu rosto.... As rusgas, as rugas, as dores, as feridas da vida, da ida...É feliz na partida...
Amanhã é outro dia!


Autor – Odair Ribeiro


Livraria e Loja Virtual Asabeça - Poesia - FILOSOFANDO NA POESIA / Odair Ribeiro

Livraria e Loja Virtual Asabeça - Poesia - FILOSOFANDO NA POESIA / Odair Ribeiro

Ao poeta desconhecido

Ao Poeta Desconhecido

Ao poeta desconhecido mando este aviso:
Tenha como mensageiro o irrequieto beija-flor.
Para andares um dia num andor,
Tens de renascer em um parto sem dor.
                                                                                                                                                                    Mas depois do dissabor.
Nasce teu filho, tua filha,
Teu poema, tua poesia.
Nascem com alegria, com amor.

Escreve poeta, põe tuas palavras no papel...
Sejam elas amargas feito fel,
Seja doce feito puro mel.
Falem do inferno, falem também do céu.

Não espere em vida o reconhecimento,
Solte tuas mensagens ao sabor do vento,
Que acalentem lares! Corações!
Quiçá um dia digam: É poeta! Um irmão!

Autor – Odair Ribeiro



Joe Ribber - Se gruda em mim agora - II

sábado, 12 de setembro de 2015

Ao Poeta Desconhecido


Ao Poeta Desconhecido

Ao poeta desconhecido mando este aviso:
Tenha como mensageiro o irrequieto beija-flor.
Para andares um dia num andor
Tens de renascer em um parto sem dor.

                                                                                                                                                        E depois do dissabor.
Nasce teu filho, tua filha,
Teu poema, tua poesia.
Nascem com alegria, com amor.

Escreve poeta, põe tuas palavras no papel...
Sejam elas amargas feito fel,
Seja doce feito puro mel.
Falem do inferno, falem também do céu.

Não espere em vida o reconhecimento,
Solte tuas mensagens ao sabor do vento,
Que acalentem lares! Corações!
Quiçá um dia digam: É poeta! Um irmão!

Autor – Odair Ribeiro




Compositor - Odair Ribeiro - Sonhando contigo

Compositor - Odair Ribeiro - Lampejos

Livro - Andanças - www.biblioteca24horas.com

Em Imbituba pode ser encontrado nas livrarias Cafe da Villa e Figueiredo.

Academia de Letras de Imbituba-SC

Lançamento do Livro, Cacos, Fiapos e Rendas - Poetisa Nadia Delfino - Acadêmica da A.L.I. cadeira 24.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Joe Ribber - Se gruda em mim agora

Joe Ribber - Foi assim

Voltando ao Blog

Me arrependi de ter excluído meu blog - Na época, lembro...estava com mais de 27 mil visualizações.
Motivo - Tinha que postar no Face! A maioria das visualizações vinham de amigos d o FACE!
Então abri pagina lá e por lá estou até hoje - No Face o transito é mais rápido. A interação é quase que instantânea.  As curtidas, os comentários são quase que imediato.
Mas voltamos, vamos ver como esta por acá.

Cruz credo ave maria!

Cruz credo ave maria!


Politicamente correto u cacete!
Hipocritamente incorreto é o verbete.
O ser dito bicho homem posa de pavão,
De crocodilo, de hiena e ri todo alegrete!
Não o Rio-grandense obvio, pois...
A maioria dos Brasileiros fazem sexo duas vezes ao mês,
Vivem do bolsa família, não os sulistas,
Mas todos pulam em fevereiro movidos a lepo lepo e outros trecos.
Matam-se por seus ídolos, 
Suas bandas de Rock end roll no lolapaluza,Rock riu rsrsrs
Vê quão bonitinhos! E querem ir pro céu!
Deus me livre visitar o diabinho, cruz credo ave Maria!
Passar no corrupto enem pensar em não entrar, que alegria!
Entrei na USP, na UFSC etc e tal, tudo é carnaval!
Em dezembro receber visita do papai noel, dizem que vem céu!
“Brasileiro é bonzinho” faz que acredita, essa é sua desdita.
Se faz de louco para andar de graça no metro aplaudindo políticos coco.
Esse falatório já está me dando um suador.
Me tapo de nojo, de quero quero,não sabe meu nome meu filho!
Amanhã tu vens mais cedo!
Vem sorrindo, cantando e esconde esse medo.

Vem sorrindo, cantando e esconde esse medo!

autor - Odair Ribeiro