sexta-feira, 15 de julho de 2016

Bíblia: Uma Antologia do Cristianismo


Bom dia! Povo amigo -

Depois das últimas notícias em que um "Pastor" (171), literalmente extorquia de seus seguidores seus automóveis (carros), julgamos proveniente contribuir com alguns esclarecimentos em relação ao livro Bíblia:

Os livros originais da Bíblia foram escritos em três línguas antigas e por cerca de 40 autores de diferentes regiões e de diversos níveis cultural e social.

O hebraico era escrito sem vogais até o século VII (d.C). Somente nos séculos VII a X (d.C.), os rabinos judeus introduziram as vogais.

O tradutor, ou o escriba colocava como entendia as vogais entre as consoantes e não separava as palavras.

Eusébio de Cesáreia foi quem dividiu os Evangelhos em 1162 capítulos.

Na idade média, o arcebispo Estêvão Langton (1220), de Cantuária, dividiu os textos latinos do antigo testamento e do novo testamento em capítulos e versículos como temos até nossos dias é do século XVI.

Santes Pagnino de Lucca (1528) iniciou sua divisão sendo aperfeiçoada por Roberto Stefano em 1555 e posteriormente pelo Papa Clemente VIII (1592).

Assim foi a bíblia dividida capítulos e em versículos numerados.

Os textos da Bíblia foram escritos em pergaminho, por isso, os originais se perderam ou não se conservaram; mas temos cópias dos originais.
Com a descoberta dos manuscritos de Qumran, em 1947, em Israel, às margens do Mar Morto, foi possível recuar mil anos na tradição manuscrita.

Antes de 1947 não possuíamos cópias dos textos hebraicos do antigo testamento anteriores aos séculos IX e X depois de Cristo; tínhamos apenas os manuscritos da idade média, e pode-se verificar que não haviam mudanças nos escritos comparando-se com os documentos descobertos em Qumran. Acrescentando-se, claro, as mesmas vogais e a mesma pontuação neles das versões que existem.

Somente no nono (IX) século da era cristã é que se inventou um sistema de dividir as sentenças por sinais de pontuação.

As particularidades principais de nosso moderno sistema de pontuação foram iniciadas no décimo quinto século da era crista.

E sabemos qualquer mudança de uma vírgula ou de um ponto, muda totalmente o significado, o sentido de uma frase.

Os originais da Bíblia foram escritos sem vogais e sem pontuação. Esses sinais foram acrescentados por seus leitores, seus copiadores muitos anos depois.

Para um mau entendedor uma vírgula vira um ponto de interrogação?



Autor – Odair ribeiro

Fonte- Revista bíblica nª44,p.13,16 -
Biblioteca evangélica Virtual
Revista conversão, ano4, nº4

Nenhum comentário:

Postar um comentário